Ação de Conscientização destaca a Síndrome do X Frágil e Autismo

  • 06/abr à 06/abr
  • Jockey Plaza Shopping

Instituto Buko Kaesemodel, em parceria com o Jockey Plaza Shopping e a VONDER, disponibiliza abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade auditiva

No próximo dia 6 de abril, das 10h às 22h, o Instituto Buko Kaesemodel, em parceria com o Jockey Plaza e a VONDER, promove uma iniciativa inovadora. Com o slogan “Parece Autismo, mas não é”, a ação visa conscientizar sobre a Síndrome do X Frágil e o Autismo.

A atividade, realizada no Jockey Plaza Shopping, será especialmente direcionada às pessoas com autismo e síndromes raras que possuem hipersensibilidade auditiva. Para proporcionar maior conforto a esses indivíduos, serão disponibilizados abafadores de ruído, que minimizam o impacto de sons altos e abruptos, tornando a experiência no shopping mais agradável.

Os abafadores podem ser retirados no shopping, no quiosque da ação, localizado na entrada A, mediante a assinatura do termo de responsabilidade e devolução do equipamento. O evento permite que os participantes circulem pelo shopping e realizem suas compras de forma mais tranquila. Os abafadores serão higienizados a cada uso e terão proteção descartável, podendo ser emprestados aos pais ou responsáveis mediante a assinatura de um termo de responsabilidade e devolução do equipamento.

O modelo utilizado na ação é o Abafador de Ruídos Tipo Concha ARV 200 VONDER, que permite a atenuação de ruídos até 9 dB e que traz também o importante aspecto de conforto durante o uso, fatores importantes ao se considerar a rotina e possibilidade de aumentar a independência e convivência de pessoas que possuem algum grau de TEA em espaços públicos com a melhor comodidade e experiência de visitação.

Carinhosamente conhecido pelos curitibanos como o “shopping dos autistas”, o Jockey Plaza Shopping realiza um evento gratuito direcionado para crianças com TEA em todas as atrações infantis que recebe. “A dificuldade de interação social e a sensibilidade em ambientes com muito barulho impossibilitam que essas crianças participem de eventos infantis na cidade. Abrimos o shopping em horário diferenciado e preparamos todo o ambiente para garantir maior conforto e silêncio para as crianças e suas famílias, sem ruídos de máquinas, música ou público externo. A parceria afirma nosso compromisso de manter esse olhar para essa causa”, afirma a gerente de marketing, Michelle Cirqueira. 

Segundo dados recentes divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a prevalência do autismo está aumentando, sendo que 1 em cada 36 crianças até 8 anos é autista nos EUA, representando um aumento de 22% em relação ao estudo anterior realizado em 2018 e divulgado em 2021. Extrapolando esses dados para a população brasileira, estima-se que possamos ter cerca de 5,95 milhões de autistas no país, de acordo com a Revista Autismo.

Entretanto, os números se tornam ainda mais desconhecidos quando se trata da Síndrome do X Frágil, uma condição genética relacionada ao autismo. Devido à apresentação de sintomas e sinais inespecíficos, diagnosticar corretamente essa síndrome é desafiador, muitas vezes resultando no diagnóstico errôneo de autismo, TDAH, ou outras condições correlatas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sabrina Muggiati, idealizadora do Programa Eu Digo X, ressalta a importância da parceria entre o Instituto, o Jockey Plaza e a VONDER, afirmando que “reflete a busca incessante das mães pela real inclusão de seus filhos autistas na sociedade. É extremamente gratificante ver seu filho ser acolhido e respeitado em um local público”, esclarece,

A iniciativa promete não apenas sensibilizar a comunidade sobre essas condições, mas também oferecer suporte e inclusão para aqueles que lidam com elas diariamente, tornando o espaço público mais acessível e acolhedor para todos.

Fechar

Intranet

Comunicados, solicitações e Informe de Vendas

Podi Descontos

Divulgue suas promoções no shopping.